501 Anos da Reforma Protestante – A Data é Comemorada

Como marco importante na história, a Reforma Protestante completa 501 anos. O dia 31 de outubro de 1517, foi a data escolhida por Lutero para anunciar suas 95 teses. À princípio, sua intenção não era dividir a igreja.

Contudo, ele queria propor uma “reforma teológica” nos conceitos contraditórios as escrituras sagradas. Mas, rejeitado pelo Vaticano, dava-se indiretamente início a Igreja Luterana.

Propostas da Reforma Protestante e Celebrações pela Data

Entre as propostas do ex-monge católico, Martinho Lutero, estava a de traduzir a bíblia para a “linguagem do povo”. Onde todos teriam acesso a ler as escrituras. Pois até então, somente o clero tinha esse direito. Era uma revolução no cristianismo.

Veja também Política x Mundo Gospel 

Suas idéias se espalharam pela Europa e a cada dia conseguiam aliados de movimentos similares. No entanto, após a consolidação das idéias, foram estabelecidos 5 pilares, entre eles:

“Somente a Escritura, somente a Fé, somente a Graça, somente Cristo e Glória somente a Deus”.

501 anos da Reforma Protestante501 anos da Reforma Protestante – Fato Amazônico

Fato é que a reforma mudou a história. De acordo com o Censo do IBGE de 2010, a perda de católicos que era de 1% e vem aumentando consideravelmente. Enquanto o crescimento do número de evangélicos, cresceu 61% em 10 anos.

Foi sancionada em 2016, a lei 13.246. Estabelecendo 31 de outubro como Dia Nacional da Proclamação do Evangelho. Elaborada pelo es-deputado Neucimar Fraga, argumentava que:

“[…] a fidelidade à mensagem de Jesus sobre o Reino e ao seu amor infinito implica um compromisso ativo na transformação de estruturas injustas. A proclamação do evangelho supõe a promoção da paz e da justiça para criar um mundo novo que reflita o Reino de Deus”.

Em comemoração, o pastor Renata Vargens disse: “Além disso, a Reforma contribuiu com o entendimento entre a necessidade de separação entre Estado e igreja. Contribuiu também o com o surgimento da escola publica, com a multiplicação das Universidades, como também com a ideia moderna de democracia.”

Nas Twitter, o pastor Silas Malafaia deixou o seu registro: “Hoje, no dia em que comemoramos a Reforma Protestante, quero lembrar a importância que esse movimento teve para grandes progressos na sociedade. Graças à Reforma, temos liberdade religiosa.”

Juliangela Pereira

Juliangela Pereira

Brasileira, casada, formada em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Pitágoras BH. Atuo como redatora de conteúdo, levando a informação de forma rápida, clara e objetiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *