Arábia Saudita Maior Comprador de Frango Halal do Brasil

A Arábia Saudita é o maior comprador de frango halal do Brasil. Contudo, parte das importações foram barradas por “critérios técnicos”. Informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

A ação impactou a importação de cinco frigoríficos brasileiros. O motivo ainda não foi esclarecido para associação. Contudo, existe a especulação de que o motivo seria uma retalhação política. Mas nada foi confirmado.

Arábia Saudita Lidera o Ranking de Importação de Frango do Brasil

Alguns fatores fazem com que o país árabe se destaque no topo do ranking dos maiores compradores da carne de frango brasileira. Em seguida estão não só a China e Japão. Mas também a África do Sul e os Emirados Árabes.

Para a importação da carne do frango, os árabes determinam uma série de critérios para que o produto seja aceito por eles. Chamado de halal. Sendo assim, os frigoríficos brasileiros passaram reformulações para se manter como fornecedor.

Entre os critérios se destaca seguir os princípios do Islã, para abate e produção. Há todo um ritual no procedimento de preparação da carne para importação. Como por exemplo os animais devem ser abatidos “com o peito direcionado para a Meca”. Além disso, “os sangradores têm que ser muçulmanos praticantes”.

Diante da suspensão, dos 30 frigoríficos que realizavam a exportação para a Arábia, 25 permanecem no comércio.

Veja também Bolsonaro em Davos

Juliangela Pereira

Juliangela Pereira

Brasileira, casada, formada em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Pitágoras BH. Atuo como redatora de conteúdo, levando a informação de forma rápida, clara e objetiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *