BC Afirma que a Economia do Brasil Cresceu 0,47% em Agosto

O Banco Central afirmou neste quarta-feira (16) que a economia do Brasil está em alta. O PIB (Produto Interno Bruto) teve um crescimento de 0,47% no mês de agosto se comparado com o mês de julho. O cálculo do resultado foi realizado após o ajuste sazonal.

O crescimento vem sendo notado desde junho deste ano. Em junho alcançou +3,45% e em julho +0,65. Sendo assim, completa o terceiro mês consecutivo em alta. De modo geral, o IBC-Br demostrou que o nível de atividade está em alta de 1,28% sem o ajuste sazonal. Isso de janeiro a agosto deste ano.

Porém se analisarmos o período de doze meses, encerrando em agosto deste ano, a alta chega a 1,50%, também sem o ajuste sazonal, conforme o Banco Central.

O que significa PIB e IBC-Br

Para entendermos um pouco sobre os termos, a sigla PIB significa Produto Interno Bruto. Mede a evolução da economia e é a soma dos bens e serviços produzidos no país. Já o IBC é um indicador que tenta antecipar o resultado do PIB, informado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

EconomiaEconomia em Alta – TV Tambaú

Contudo, nem sempre a estimativa do IBC-Br demostraram assertividade quanto números oficiais do PIB. A justificativa é que o cálculo de ambos são realizados de maneira diferente. Para chegar ao resultado final o IBC são considerados os dados de agropecuária, indústria, setor de serviços e impostos.

Veja mais em Dólar Fecha o Dia 

Tendo em vista esses avanços, o mercado financeiro estimou um crescimento de 1,34% em 2018. Mas para 2019, o PIB tem uma projeção de crescimento de 2,5%. Ou seja, espera avanços e estão otimistas quanto a melhora na economia.

Qualquer crescimento na economia, deveria diminuir a pressão da inflação. A inflação para este ano está em 4,2% de acordo com relatório divulgado pelo Banco Central. Com isso, o o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) passou de 3,8% para 4,2%.

 

Juliangela Pereira

Juliangela Pereira

Brasileira, casada, formada em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Pitágoras BH. Atuo como redatora de conteúdo, levando a informação de forma rápida, clara e objetiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *