Caravela-portuguesa Tem Veneno Igual à ‘Viúva Negra’

Os banhistas de uma das mais frequentadas praias de São Paulo tiveram uma visita inesperada no último domingo (16). A Caravela-portuguesa foi vista na Praia Grande.

Com cores vibrantes, chamou a atenção dos que estavam na região. Os cuidados no litoral Paulista deverão ser redobrados, pois o contato com a espécie causa danos à saúde.

Veja também Casos de Meningite

Caravela-portuguesa Pode Causar Perigos aos Banhistas

Algumas pessoas haviam lido reportagem sobre a presença da espécie rara nas praias paulistas. Mas ainda não havia sido flagrada tão próxima a superfície.

Caravela-portuguesa - AssisNewsEspécie marinha encontrada na Praia Grande SP – AssisNews

“Sou nascida e criada no litoral e nunca tinha visto isso. Parecia uma água-viva, mas como outro dia tinha visto uma postagem nas redes sociais que estavam aparecendo caravelas por aqui, e tinha uma foto, eu consegui identificar”, declarou uma banhista e moradora da praia.

Além disso, sinalizou sobre os problemas que a espécie pode causar :

“A praia está cheia e tem muitos turistas. Quando vimos pais e crianças brincando no entorno, chamamos e avisamos que a caravela queima, pode dar febre, tudo que também ficamos sabendo pela internet”.

Um professor de Biociência da Unesp, explicou sobre a espécie:

“Elas se alimentam de crustáceos e peixes, sendo que assim a atuação das toxinas é bastante relevantes para nós, humanos. Elas são, na verdade, uma colônia e pólipos (iguais as anemonas, corais e hidróides) e os grupos de pólipos têm funções diferentes.”

E concluiu: “Um é o flutuador (bexiga), outro o que pegam o alimento, outro que faz a reprodução e etc”.

O veneno da caravela é dito, tal igual ao veneno da ‘viúva negra’, devido à periculosidade e danos. Podendo causar não só queimaduras de terceiro grau, mas também reações alérgicas e prejuízos irreversíveis a pele.

Cuidados nessa época do ano devem ser redobrados. Principalmente com crianças ao brincarem a beira do mar.

Ideias da fonte: Meionorte

Juliangela Pereira

Juliangela Pereira

Brasileira, casada, formada em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Pitágoras BH. Atuo como redatora de conteúdo, levando a informação de forma rápida, clara e objetiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *