Consulta Médica pela Internet Saiba Como Funciona



Uma novidade que poderá trazer mais comodidade para os pacientes e para os médicos. A consulta médica pela internet. Será que este procedimento funciona? O que vou precisar para consultar pela internet? Algumas dúvidas surgem na cabeça dos pacientes.



Além disso, para garantir o bom atendimento, será necessário uma avaliação completa do paciente. Com a inovação no sistema de atendimento médico, algumas pessoas são contra, porém outras concordam com o novo método.

Consulta Médica pela Internet O Que é?

Com a divulgação do novo sistema de atendimento médico, causou certo espanto naqueles que não faziam ideia que “nos bastidores” já haviam processos para implementação da novidade.





Contudo, o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou a medida que permitirá que os profissionais da área realizem consultas médicas online. Porém, a Resolução nº 2.227/18, irá vigorar à partir de maio.

E não só consultas médicas, mas também realizar os chamados telediagnósticos e telecirurgias. É chegado então à medicina mais uma inovação tecnológica que com certeza irá possibilitar o acesso de muito mais pessoas a tratamentos de saúde.

Sendo assim, me refiro as regiões que foram infelizmente prejudicadas com a saída dos médicos cubanos por exemplo. Ainda se vê que, mesmo com o rápido processo de ocupação das vagas desses médicos, através do concurso público  para o programa Mais Médicos, muitas localidades ainda estão sem atendimento.

Os números mais recentes do Ministério da Saúde sobre o preenchimento das vagas disponibilizadas para o programa, 82% foram ocupadas. Ou seja, ainda existem 18% das vagas em aberto. O que confirma a afirmação de que algumas localidades estão sem atendimento ou com atendimento diminuído.

Com a inovação no sistema de atendimento a saúde, a tecnologia será usada à favor do indivíduo.  Ou seja, as chamadas “teleconsultas” serão realizadas quando o médico e o paciente estiverem em locais diferentes. O CFM está bastante otimista quanto a nova possibilidade de atendimento.

“Além de levar saúde de qualidade a cidades do interior do Brasil, que nem sempre conseguem atrair médicos, a telemedicina também beneficia grandes centros, pois reduz o estrangulamento no sistema convencional causado pela grande demanda, ocasionada pela migração de pacientes em busca de tratamento”, declarou em nota.

Consulta Médica Online Quais Critérios?

Mesmo que a proposta venha visar um benefício a população, foram estabelecidos alguns critérios para o atendimento. Com isso, tanto o médico quanto o paciente ficam resguardados referente ao atendimento prestado.

De acordo com os critérios para este atendimento, vale ressaltar de maneira geral algumas “regras” a serem seguidas como:

Quando o atendimento for realizado dentro da cidade, ficou estabelecido que a primeira consulta deverá ser realizada presencialmente. As demais, poderão ser realizadas de maneira remota.

Entretanto, quando o indivíduo pertencer a uma localidade como florestas ou estiverem trabalhando em plataformas de petróleo por exemplo, a primeira consulta poderá ser realizada remotamente. Mas o paciente deverá estar acompanhado de um profissional de saúde.

Veja também Logística do Mais Médicos 


Juliangela Pereira

Juliangela Pereira

Brasileira, casada, formada em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Pitágoras BH. Atuo como redatora de conteúdo, levando a informação de forma rápida, clara e objetiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *