Novembro Azul: Mês Dedicado a Luta Contra o Câncer de Próstata

O mês de novembro foi escolhido mundialmente como mês de combate ao câncer de próstata. Intitulado como Novembro Azul, é o mês voltado para a campanha de conscientização contra o câncer de próstata.

Há uma verdadeira movimentação de informação a nível mundial com a finalidade de combater o câncer que é causador de morte entre os homens. Às vezes por ‘ignorância’ outras por ‘preconceito com o tratamento’ ou ainda por diagnóstico tardio.

Novembro Azul: Saiba Mais Sobre o Câncer de Próstata

O câncer de próstata é o segundo que mais mata entre a população masculina. Ficando atrás apenas para o câncer de pulmão, de acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer).

Conforme números do instituto, é a causa da morte de quase 30% dos homens que portadores de neoplasia maligna.

Novembro AzulNovembro Azul: campanha contra o câncer de próstata – Minuto Saudável

Contudo, é considerada uma doença da terceira idade. Sendo que três quartos dos casos são diagnosticados entre homens com mais de 65 anos. Mas nem por isso, os mais novos devem deixar de se cuidar afim de evitar ou tratar de forma antecipada a doença.

A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga e produz esperma, juntamente com as vesículas seminais. Em fase inicial o câncer de próstata não traz sintomas.

Veja também 7 Famosos que vivem com HIV… 

Somente em seu estágio avançado o paciente percebe com alguns indícios. Como dor óssea, dor ao urinar ou vontade de urinar com mais frequência. Além disso, ele percebe sangue na urina ou no sêmen.

No entanto, alguns fatores de histórico familiar (como o pai ou irmão com o diagnóstico da doença) ou obesidade ou raça (homens negros são mais propensos à doença) são considerados fatores de risco.

Por isso, não somente durante o Novembro Azul, os homens acima de 45 anos (caso tenha algum fator de risco) e acima de 50 anos, sem nenhum fator, devem realizar consulta com o urologista.

Mesmo que não apresente nenhum sintoma. O diagnóstico precoce, salva vidas!

Juliangela Pereira

Juliangela Pereira

Brasileira, casada, formada em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Pitágoras BH. Atuo como redatora de conteúdo, levando a informação de forma rápida, clara e objetiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *