Outubro Rosa – Movimento Contra o Câncer de Mama

O mês mais rosa do ano já começou e as discussões sobre o movimento que ajuda na conscientização das mulheres sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e a desmistificação da doença também.

As atividades em alusão à campanha Outubro Rosa estão espalhadas por todo o Brasil e são impulsionadores fortes em prol da saúde.

O rosa é o símbolo da campanha, juntamente com o laço, que alerta sobre a eficácia do diagnóstico precoce e cuidado com a saúde da mulher. O fato é: quanto mais discutido o assunto, menos dúvidas, mais apoio e diminuição de mortes.

Campanha Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha que acontece no mundo todo desde meados de 1990, com o propósito principal de estimular a participação da população no controle do câncer de mama, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico, tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

A data é celebrada todos os anos para novamente colocar este tema tão importante em pauta e voltar a incentivar essas mulheres, que muitas vezes não tem informação e suporte.

O laço cor-de-rosa integra o movimento como símbolo da campanha, que promove a mobilização social e ação pela causa.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a partir deste ano, é estimado que quase 60 mil novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados no Brasil por ano.

O número mostra que a cada 100 mil mulheres, cerca de 60 desenvolvem a doença. Sendo o tipo mais comum entre as mulheres, câncer de mama perde apenas para câncer de pele não-melanoma.

Com esses dados assustadores, é mais que importante fazer o auto-exame e ir regularmente ao médico para os exames de rotina e lembrar que a melhor medida é sempre a prevenção.

 

Bruna Nóbrega

Bruna Nóbrega

Sou Jornalista profissional, Consultora de Marketing e produtora de conteúdo. Tenho Pós Graduação em Marketing - USP Esalq, graduada em Artes Visuais com ênfase em Design na PUC Campinas SP e também escreto para o Notícias e Fatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *