Pesquisa de Intenções de Votos Apontam Candidatos para Segundo Turno

A corrida presidencial está cada vez mais acirrada, ao menos é o que aponta as pesquisas eleitorais realizadas pelo Ibope e Datafolha. Ambos institutos apontam que Jair Bolsonaro do PSL e Fernando Haddad do PT devem seguir para a disputa no segundo turno.

O Datafolha divulgou na sexta-feira (28) o seu resultado mais recente com nível de confiança de 95%, levando em consideração a margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Ao todo foram ouvidos 9 mil eleitores. Bolsonaro liderou com 28% e Fernando Haddad veio em segundo lugar com 22%.

Quem pode ir para o Segundo Turno das Eleições 2018

Ciro Gomes do PDT teve 11% das intenções de voto. Logo atrás dele, apareceram Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede) com 10% e 11%, respectivamente. João Amoêdo (Novo) teve 3%, Henrique Meirelles (MDB) e Alvaro Dias (Podemos) obtiveram 2% cada um.

Cabo Daciolo (Patriota), Vera Lúcia (PSTU) e Guilherme Boulos (PSOL) aparecem com 1% na pesquisa divulgado pelo instituto. Os demais presidenciáveis não pontuaram. Brancos e nulos somaram 5% e não sabem ou não opinaram representaram 5%.

Destaque para Bolsonaro que se manteve com 28%, em relação à pesquisa divulgada anteriormente em 20 de setembro. Já Haddad do PT cresceu de 16 para 22, ou seja, 6 pontos em apenas uma semana.

Pesquisa Ibope

 Já o Ibope, que ouviu 2.506 eleitores, divulgou na segunda-feira (24) o seguinte resultado: Jair Bolsonaro (PSL) com 28%, Fernando Haddad (PT) apresentou 22% e Ciro Gomes (PDT) teve 11% das intenções de voto. O nível de confiança também é de 95% e a margem de erro apresenta 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O candidato do PSDB, Geraldo Ackmin teve 8% das intenções de voto. Marina Silva, presidenciável da Rede, apresentou 5%. João Amoêdo (Novo) tem 3%, Alvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB) têm 2% cada um e Guilherme Boulos (PSOL obteve 1%.

Cabo Daciolo (Patriota), Vera (PSTU), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram. Os votos brancos e nulos somaram 12% e não sabe ou não responderam totalizaram 6%.

Simulação do segundo turno

Os dois institutos também fizeram levantamento do segundo turno, quando é definido o novo presidente. Foram levados em consideração os candidatos que tiveram os maiores percentuais para realizar a simulação.

Em caso de segundo turno entre Ciro Gomes e Alckmin, o placar seria 42% para o candidato do PDT contra 36% para o ex-governador de São Paulo. Entre Alckmin e Bolsonaro, o candidato do PSDB apresenta 45% das intenções de votos contra 38% do presidenciável do PSL.

Agora, caso Ciro Gomes e Bolsonaro se enfrentem no segundo turno, novamente o candidato do PDT vence com 48% contra 38%. Já o candidato do PT, Fernando Haddad, venceria Bolsonaro no segundo turno com um placar de 45% a 39% das intenções de voto.

 

Caio Barboza

Caio Barboza

Sou jornalista, repórter, formado ainda em Comunicação Social pela Universidade São Judas Tadeu e estou fazendo pós-graduação em Produção e Práticas Jornalísticas pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuei pelo Banco Itaú e projeto Primeiro Intercâmbio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *