Rua das Palmeiras em Joinville Ganha Novas Mudas

A Alameda de Bruestlein, conhecida com Rua das Palmeiras em Joinville, passa por uma obra de rearborização. Assim sendo, nesta quarta-feira (31), foram plantadas mudas de Palmeiras Imperiais da espécie Roystonia Oleracea.

Surpreendentemente, uma das mudas possuía cerca de 5 metros de altura. São arvores, não só majestosas em sua beleza mas também fazem com que a rua seja admirada pelos moradores e turistas que passam pelo centro de Joinville.

Um Pouco da História da Rua das Palmeiras em Joinville

A Rua das Palmeiras foi construída como uma espécie de “mimo” para Francois Ferdinad, o Príncipe Joinville, que passou por ali em 1840. Na época, com 20 anos de idade, onde passava comentava:  “por toda parte o coqueiro, minha arvore favorita”.

Rua das Palmeiras em JoinvilleRua das Palmeiras em Joinville – o viajante.uol

Depois de alguns anos o Príncipe retorna à Colônia para se casar com a filha do Imperador. E assim, recebe como dote a terra onde está situada hoje a cidade de Joinville.

Anos depois, o engenheiro francês Fréderic Bruestlein e procurador do Príncipe, veio à cidade com a missão conhecer a área. Ele faz um projeto de um casarão que se tornaria a sede Administrativa da Colônia. Hoje, no entanto, conhecido como Museu da Imigração.

Veja também Propostas para o Meio Ambiente

E como rua de acesso, ele projetou um caminho de lindíssimas palmeiras gigantescas, assim sendo agradaria ao Príncipe com certeza. Pois o mesmo tinha uma enorme admiração pela árvore.

As sementes foram buscadas no Jardim Botânico no Rio de Janeiro. Foram cuidadas e depois plantadas onde é hoje a Rua das Palmeiras em Joinville.

O Projeto de Arborização da Rua das Palmeira em Joinville

A prefeitura de Joinville fez o projeto contado com uma equipe multidisciplinar. Não só técnicos da Secretária da Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria do Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável. Como também Secretaria de Cultura e Turismo.

As Palmeiras que estão condenadas serão substituídas. As mudas são originadas das sementes das próprias palmeiras da Alameda de Bruestlein. Os técnicos tiveram todo o cuidado de manter a espécie na elaboração e condução do projeto.

Juliangela Pereira

Juliangela Pereira

Brasileira, casada, formada em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Pitágoras BH. Atuo como redatora de conteúdo, levando a informação de forma rápida, clara e objetiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *