Saiba Como Justificar o Voto em Caso de Ausência nas Urnas

Caso o eleitor esteja ausente do seu domicílio eleitoral e não tenha se cadastrado para votar em trânsito, deverá saber como justificar o voto. Existem algumas maneiras para que ele consiga realizar a justificativa de ausência nas urnas nos dias de votação.

No entanto, caso o eleitor não consiga votar no primeiro e no segundo turno, ele terá que justificar sua ausência por duas vezes. Pois cada dia de votação é considerado uma eleição.

Como nesta eleição, pois tivemos o primeiro turno no dia 07 de outubro e agora no dia 28 de outubro teremos o segundo turno para eleição de presidente. E em alguns estados, haverá eleição também para governador.

Duas Maneiras Como Justificar o Voto por Ausência nas Eleições

Para você justificar sua ausência nas urnas no dia das eleições existem duas formas: presencialmente ou pela internet. Inicialmente, para justificar seu voto de maneira presencial, você deverá preencher o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral.

Formulário para Justificativa EleitoralFormulário para justificativa Eleitoral – Band

O formulário poderá ser adquirido antecipadamente, através do site do TRE, nos cartórios eleitorais e também nos postos onde estarão ocorrendo a votação. E entregá-lo no dia da eleição nos locais pré estabelecidos pelos tribunais regionais para este fim.

E não apenas presencialmente, mas também poderá justificar pela internet. O eleitor deverá acessar o sistema de justificativa no site da Justiça Eleitoral. Preencher corretamente os seus dados e justificativa de ausência. Após isto, anexar o documento comprobatório. Ele receberá um protocolo para acompanhar se sua justificativa foi aceita.

Veja também Nova Pesquisa Presidente 2018 

Qual o Prazo para Justificar o Voto?

Contudo, foi estipulado um prazo para realização desta justificativa. Para a ausência no primeiro turno o prazo encerra no dia 06 de dezembro. Já para o segundo turno, o prazo encerrará no dia 27 de dezembro. São 60 dias para cada justificativa a contar do dia da eleição.

Os documentos aceitos como justificativa são atestados médicos, bilhetes de viagem ou declaração da empresa comprovando escala de trabalho no dia das eleições.

Juliangela Pereira

Juliangela Pereira

Brasileira, casada, formada em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Pitágoras BH. Atuo como redatora de conteúdo, levando a informação de forma rápida, clara e objetiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *