
Plenária de saúde mental Fotos(Ascom/FMS)
Tiveram início, na manhã desta segunda-feira (17), as plenárias preparatórias para a V Conferência Municipal de Saúde Mental. As plenárias têm como tema “A política de saúde mental como direito: Pela defesa do cuidado em liberdade como avanço e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS”.
A primeira plenária acontece no Centro de Formação Odilon Nunes, zona Norte, com a participação dos profissionais da rede de saúde mental. As próximas plenárias acontecerão nesta terça-feira (18), na Escola Municipal Manoel Paulo Afonso, quarta-feira (19), no Teatro Paulo II e na quinta-feira (20) no CRAS Sul.
Na plenária desta segunda (17), o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, destacou que é fundamental a realização das plenárias. “Os profissionais envolvidos no serviço de saúde mental e representantes da comunidade discutem as dificuldades e as prioridades para implementar novas ações que atendam às necessidades da população”, diz.
A gerente de Saúde Mental da FMS, Laryssa Carvalho, ressalta que as plenárias que acontecerão em todas as zonas da cidade são preparatórias para a Conferência Municipal. “Serão discutidas as políticas públicas e as ações, principalmente, diante desse período da pandemia para apontar melhores soluções”.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Acilinara Moura, destaca a participação dos diversos segmentos da população. “Estamos com representantes dos profissionais da saúde, usuários dos serviços, a comunidade e prestadores de serviço para juntos avaliarmos e discutirmos propostas que serão apresentadas na Conferência Municipal de Saúde”, diz.