Sisu Oferece Milhares de Vagas em Diversos Cursos

Nesta terça-feira (22) o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) oferece milhares de vagas em diversos cursos em todo país. O programa que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), além disso o desempenho na redação. Sendo que a nota de redação deve ser acima de zero.

Neste ano, foram disponibilizadas 235.461 vagas nas universidades públicas espalhadas pelo Brasil. O candidato a vaga não deve perder tempo. Pois, garantir uma vaga em universidade não paga é um grande benefício para concluir o ensino superior.

Sisu Como Funciona o Processo para Seleção?

O processo de seleção para uma vaga dentro do programa Sisu é bastante simples. É primordial que o candidato tenha conseguido um bom desempenho no ENEM. Assim, ficará mais tranquilo quanto a concorrência pelas vagas.

O procedimento para inscrição iniciou no dia 22/01 e encerra na sexta-feira (25). Ou seja, o prazo para inscrição é relativamente pequeno tendo em vista a quantidade de pessoas que irão se candidatar.

Além disso, no corre-corre diário, você precisará tirar alguns minutos para concluir a inscrição. Pois se deixar para a última hora, correrá o risco de ficar sem participar do processo de seleção.

O processo é feito com base na opção de curso que o candidato fez no ato da inscrição. Sendo que ele pode optar por até dois cursos. Essa informação é cruzada com a nota do ENEM.

Posteriormente com a nota de corte para o curso. A nota de corte pode variar. A partir do segundo dia de inscrições será divulgada no site do Sisu até o final das inscrições.

Um requisito no momento da  inscrição é que o candidato especifique qual a “ordem de preferência” para o curso. Pois essa informação é importante no processo de seleção. Além disso, poderá escolher o curso X universidade, disponíveis no site do programa.

A seleção pela nota do ENEM substitui o antigo processo de vestibular. Sendo assim, a preparação para o ENEM deverá visar essa possibilidade.

Se você ainda não fez a sua inscrição, clique aqui e faça agora mesmo. O resultado será divulgado no dia 28/01 e as matrículas deverão ser realizadas de 30/01 a 04/02.

Veja também UFF e UFRJ

Juliangela Pereira

Juliangela Pereira

Brasileira, casada, formada em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Pitágoras BH. Atuo como redatora de conteúdo, levando a informação de forma rápida, clara e objetiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *