Tufão Yutu Chega às Filipinas e Deixa Vítimas Fatais

O tufão Yutu toca o solo nas Filipinas nesta terça-feira (30), com ventos de 140 KM/h chegando a 230 KM/h conforme a Pagasa, agência de meteorologia. Entretanto, em deslocamento, o tufão poderá atingir todas as províncias da ilha de Luzon.

As províncias das Filipinas estão em estado de alerta, deixando suas casas e se refugiando em abrigos determinados pelo governo. No mês de setembro, a mesma região foi atingida por outro tufão: o Mangkhut.

Tufão Yutu Causa Desabamentos e Destruição

O governo da província de Isabela, onde foi percebida a chegada do tufão, distribuiu kits de sobrevivência e mobilizou 11 mil pessoas para saírem das áreas de risco.

“As chuvas são muito fortes, já caíram árvores e postes de eletricidades. Eu temo que os danos sejam graves”, informou Faustino Dy. Não só os serviços de transportes marítimos foram suspensos mas também os voos foram cancelados devido a passagem do tufão.

Tufão Yutu atinge as Filipinas Tufão Yutu atinge as Filipinas – Agência EFE

Houve um deslizamento de um prédio nesta quarta-feira (31) na ilha de Luzon, província de Montanha. Conforme o governo foram confirmadas 4 mortes e 30 pessoas estão soterradas.

As equipes de resgates trabalham incessantemente a procura de sobreviventes. No prédio funcionava a sede do departamento de Obras Públicas da província. Mas devido as chuvas fortes, as pessoas haviam se refugiado no local.

Veja também Furacão Willa 

Outro deslizamento na província de Ifugao causou a morte de um homem com seus 3 filhos. A casa onde estavam foi soterrada pela lama.

Yutu enfraqueceu um pouco ao passar pela região montanhosa de Sierra Madre. Mas seguia em direção as províncias de Nueva Vizcaya, Benguet e La Union. Atingidas no mês de setembro onde estimou-se de mais de 100 mortes.

Entretanto, consideravelmente recorrentes, os tufões atingem com certa frequência a região da Filipinas todos os anos. Devido a sua localização no “Anel do Fogo” do Pacífico. Onde terremotos e atividades vulcânicas são comuns.

Juliangela Pereira

Juliangela Pereira

Brasileira, casada, formada em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Pitágoras BH. Atuo como redatora de conteúdo, levando a informação de forma rápida, clara e objetiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *